? Os estudos mais recentes nos dizem que não podemos melhorar a a Autoestima, sem Autocompaixão.
♥️ A Autocompaixão envolve três componentes principais:
1 – Autobondade: Que sejamos mais gentis e compreensivos conosco, Sem fazermos críticas e julgamentos duros. Interromper o autojulgamento constante e os comentários depreciativos internos que a maioria de nós vê como algo normal.
2- Reconhecimento: Da nossa humanidade comum, através do qual nos sentimos conectados com os outros na experiência da vida, em vez de estarmos isolados ou alienados pelo sofrimento. Quando estamos em contato com a humanidade comum, lembramos que os sentimentos de inadequação e decepção são compartilhamos por todos; isso é o que distingue a autocompaixão da autopiedade.
3 – Atenção Plena: Se refere a uma visão clara e sem julgamentos que aceita o que está ocorrendo no momento presente. Faz com que percebamos a nossa dor sem exagerarmos. Implica em observar o que está acontecendo em nosso campo da consciência exatamente como é, bem aqui e agora.
♥️ Ao contrário da Autoestima, os bons sentimentos de Autocompaixão não dependem de estarmos acima da média e sermos especiais, ou de alcançarmos nossos ideias. Em vez disso, vem para que nos preocupemos conosco por sermos frágeis e imperfeitos, apesar de magníficos.
? Referência: Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás. NEFF; Kristin. Teresópolis, RJ: Lúcida Letras, 2017.